Cuíca

A cuíca é um tambor de fricção, comum em manifestações afro-brasileiras como o samba e o bumba-meu-boi. Não é consenso a origem do instrumento na música brasileira, sendo atribuído tanto a africanos quanto a portugueses o desembarque de tambores de fricção similares em terras brasileiras. Construída em formato cilíndrico, de metal ou madeira, tem uma pele de couro esticada num dos lados. No centro desta pele é fixada internamente uma vareta de bambu que, friccionada com um pano molhado, provoca a vibração da pele, gerando o som característico do instrumento.

Variações no som são conseguidas aplicando pressão com o dedo na pele do instrumento, enquanto a vareta é friccionada. Desta forma, quanto mais pressionada a pele, mais aguda a nota gerada.

Embora muito identificada com o samba e com as baterias de escola de samba, a cuíca está presente em arranjos de músicas de diversos gêneros, como o samba-rock, o funk, a música pop e até o jazz. Alguns cuiqueiros importantes são Bide, Marçal, Boca de ouro, Paulinho da Costa, Osvaldinho da Cuíca, Ovídio Brito.